O que é Síndrome de Fibromialgia?
Fibro – fibras de tecido conjuntivo
Mio – músculo
Algia – dor ou condição dolorosa
A fibromialgia é considerada uma síndrome porque é identificada mais pelo número de sintomas do que uma má função específica. É caracterizado por dor difusa muscoloesquelética, rigidez, fadiga, distúrbios e pontos dolorosos. A dor é geralmente descrita como sensação em queimação da “cabeça aos pés” ou por dor que dói o corpo inteiro. A dor pode mudar de localização e é mais intensa nas partes do corpo usadas com maior freqüência. Para alguns pacientes a dor pode intensa o suficiente para interferir nas tarefas diárias, e para outros ser apenas um pequeno incômodo.
A fadiga experimentada pode abranger desde uma sensação de cansaço até a exaustão extrema. A dor aumenta ou diminui, mas não vai embora.
Geralmente é acompanhada de depressão e ansiedade ou a própria doença leva o paciente a desenvolver esses sintomas.
As mulheres são fortemente mais afetadas, na proporção de l para 9 mulheres.
Os sintomas pioram com o frio e a umidade, tensão e inatividade, e são aliviados por calor, atividade moderada ou relaxamento.
Pacientes com SFM tem um limiar de dor mais baixo que o normal. Eles freqüentemente sentem dor como resposta a estímulos que normalmente não causam dor, isto é, tem hipersensibilidade à dor. Diferentes fatores isolados ou combinados podem desencadear a fibromialgia, tais como: doenças, traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais, frio, inatividade, falta de preparo físico, etc.
Sintomas da fibromialgia:
Ø dolorimento difuso pelo corpo
Ø insônia
Ø dores articulares
Ø dormência e formigamento
Ø cãibras
Ø nervosismo
Ø depressão e ansiedade
Ø cansaço e fadiga física
Ø rigidez generalizada do corpo ao se levantar pela manhã
Muitos portadores de fibromialgia antes de chegar a um diagnóstico passam por muitas dificuldades, peregrinam de consultório em consultório, pois até para alguns médicos fibromialgia ainda é uma incógnita, as dores de fibromialgia migram pelo corpo, isto além de dificultar o diagnóstico causa incredibilidade na família e amigos do doente deixando-o deprimido e ansioso.A precisão do diagnostico é de extrema importância, e deve ser feito por um especialista em reumatologia, o diagnostico só poderá ser positivo para fibromialgia depois de descartadas as possibilidades do paciente não ser portador de outra patologia que poderia leva-lo a ter os mesmos sintomas da fibromialgia, estas patologias podem ser: Diabetes,Lupus, e outros tipos de reumatismos.A gravidade de um diagnóstico errado já chegou a sala da Associação dos Portados de Fibromialgia em Franca, a paciente estava com todos os sintomas relacionados aqui, porém seu diagnóstico foi dado por um medico clinico, em uma consulta de urgência, e sem exames de exclusão. Dias depois a paciente estava em uma UTI, e permaneceu ai por 15 dias, com sua vida por um fio, seu verdadeiro diagnostico veio depois com a comprovação de que estava com Lupus e já no seu estado mais agressivo colocando a vida da paciente em risco, que por sorte, apenas por sorte não veio a óbito.
Ficar atento ao diagnóstico é a primeira etapa desta luta para aprender a lidar com essa dor que nunca passa!!!
Que horas são???
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miga é muito preocupante essa doença, pois os sintomas são males da humanidade...e tirando a insonia tenho sentido tudo isso..ai ai ai que dor...rsrsr bjim bom soninho
ResponderExcluirnosaaa gi q lindo o seu site parabens!!!
ResponderExcluir